cartaz_bresson-05

Henri Cartier-Bresson é considerado um dos maiores e mais importantes fotógrafos do século XX. Sua vasta obra foi construída durante um período de efervescência da fotografia, em especial do fotojornalismo. Parte dessa trajetória será apresentada no próximo dia 24 de fevereiro, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta, na Fotobiografia de Cartier-Bresson realizada pelo PIUM Fotoclube – organização de fotógrafos do Acre.

Bresson criou estilo e gravou seu nome na história da fotografia. Com o surgimento das revistas ilustradas, cresceu a demanda por fotografias atualizadas para compor matérias jornalísticas. Foi aí que ele entrou com sua Agência Magnum e registrou os mais importantes acontecimentos do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial, durante 3 anos, Bresson cobriu eventos que envolveram a independência de várias colônias européias na Ásia, para revistas americanas e européias. É esta fase de sua vida que será apresentada no evento.

A fotobiografia é uma apresentação em imagens sobre a vida e a obra de um fotógrafo. Esta é a segunda fotobiografia organizada pelo clube e será apresentada pelo diretor de fotografia do PIUM, Guilherme Noronha. A primeira foi apresentada pela presidente do fotoclube, Talita Oliveira, sobre a fotógrafa americana, Diane Arbus.

O PIUM Fotoclube é uma associação aberta a fotógrafos, amadores, profissionais e entusiastas, que tenham interesse em compartilhar a fotografia e seus temas transversais. As atividades do PIUM são guiadas pela apreciação, produção e discussão da fotografia, como é o caso da Fotobiografia de Cartier-Bresson.

 

Serviço

O que? Fotobiografia Henri Cartier-Bresson
Quando? Quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2011, às 19h
Onde? Biblioteca da Floresta, Rio Branco, Acre
Quanto? Grátis
Apresentação Guilherme Noronha
Realização PIUM Fotoclube
  • Fluxo de trabalho na fotografia
    Fluxo de trabalho na fotografia
  • Saída Fotográfica PIUM e Paz na Quebrada
    Saída Fotográfica PIUM e Paz na Quebrada
  • Metamorfose
    Metamorfose
  • Fotobiografia Diane Arbus
    Fotobiografia Diane Arbus