multidão

Gui Noronha expõe fotografias inspiradas no romance de Sérgio Carvalho

“Acordou seco. Alguma coisa de seus sonhos ainda o perturbava, um estranhamento, uma sensação de culpa e saudade.” Essas são as primeiras linhas do romance “Noites Alienígenas”, de Sérgio Carvalho, que inspirou as lentes do fotógrafo Gui Noronha. O romance e a exposição fotográfica terão lançamento nesta quarta-feira (13), às 19h, no Teatro de Arena, SESC Centro.

Esta será a primeira exposição fotográfica individual de Gui Noronha. A convite de Sérgio Carvalho, autor do romance, Gui aceitou o desafio de criar imagens baseadas em toda a temática delicada que o livro aborda. “O tema drogas e dependência é delicado e não é tratado abertamente no Brasil. Ainda há muito preconceito entranhado em nossa sociedade sobre este assunto”, comenta Noronha.

Multidão © Gui Noronha 2011

O fotógrafo relata também um pouco do seu processo de criação. “Durante a leitura, percebi que estava visualizando uma série de imagens, claramente evocadas pelo instigante texto… Comecei, então, a rabiscar estas imagens no papel. Eram só idéias, mas poderiam virar fotografias… E assim eu fiz até o final do livro”. Depois disso, Gui Noronha fez uma importante escolha: a de não usar manipulações ou montagens digitais, para, segundo ele, valorizar o trabalho como um ensaio fotográfico e não como arte digital. “Produzi fotos digitais utilizando técnicas similares às da fotografia analógica. Ou seja, todas as fotos apresentadas na exposição poderiam ter sido feitas ‘há cem anos’”, conclui o fotógrafo. Saiba mais aqui.

A exposição e o lançamento do livro contarão ainda com leituras dramatizadas de trechos do livro, interpretadas por Samyr Farias e Cassio Hericsson, além de um coquetel ao som de Chris Guto.

Serviço

Lançamento de exposição fotográfica de Gui Noronha e do romance “Noites Alienígenas”, de Sérgio Carvalho

13 de julho, 19h, no Teatro de Arena, SESC Centro

Evento gratuito

Fundação Garibaldi Brasil – FGB/Prefeitura Municipal de Rio Branco
Editora Pindaíba
SESC Acre